AGRUPAMENTO GIl VICENTE - GUIMARÃES - PROJETOS: "Pegadas"; "Educação Finaceira"; "Educação para a Saúde"; "Ligações Intergeracionais"; "Ter Ideias Para Mudar o Mundo"; "Cantânia"; "Educabicla"; "Pergunta ao Tempo"; "Desporto Escolar"; "Curtir Ciência"; "Erasmus"

Início

Destaque

Tomada de Posse da diretora do Agrupamento de Escolas Gil Vicente, Guimarães

Nos termos do disposto no n.º 4 do artigo 23.º, no n.º 1 do artigo 24.º e no n.º 1 do artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho e após homologação tácita da Diretora-Geral da Administração Escolar, torna-se público que, perante o Conselho Geral, no dia 20 de maio de 2020, tomou posse como diretora do Agrupamento de Escolas Gil Vicente a docente Cristina Maria da Costa da Silva.

20 de maio de 2020

O Presidente do Conselho Geral,

Eduardo Meira Leite Guimarães.


 

 

Matrículas Educação Pré-Escolar e 1.º ano de escolaridade     

     Informam-se os Encarregados de Educação das crianças que irão frequentar a Educação Pré-Escolar e o 1º ano de escolaridade que as matrículas para o ano letivo de 2020/2021 irão decorrer entre 04 de maio e 30 de junho.

     O Encarregado de Educação tem de efetuar a matrícula do seu educando, segundo o Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril, artigo 11.º, ponto 1:” em https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através do cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças”.

 

     Caso o Encarregado de Educação não tenha meios informáticos, para poder matricular o seu educando, poderá dirigir-se aos Serviços Administrativos da Escola Sede do Agrupamento, EB23 Gil Vicente, onde será atendido das 09H30 às 16H00 de 2.ª a 6.ª feira, através de marcação prévia por telefone (253 522 403).

 

     Consulte os documentos associados abaixo.

  • Matrículas para a educação pré-escolar 

  • Matrículas para o 1.º ano de escolaridade 

  • Despacho Normativo n.º5/2020 

  • Decreto-Lei n.º 14-G/2020 


     Eleição do(a) diretor(a) do Agrupamento de Escolas Gil Vicente

O Conselho Geral, em votação presencial e secreta, realizada a 24 de abril de 2020, elegeu como diretora do Agrupamento de Escolas Gil Vicente, para o quadriénio 2020-2024, a candidata Cristina Maria da Costa da Silva.

Os resultados do escrutínio foram os seguintes:

Membros do Conselho Geral presentes – vinte e um.

· Candidata A – Cristina Maria Costa Silva – dezoito votos.

· Candidata B – Eugénia Maria Ferreira Gonçalves – zero votos.

· Candidato C – Humberto José Nova Campos – zero votos.

· Candidata D – Telma Maria da Silva Veloso – três votos.

Votos nulos – zero.

Votos brancos – zero. 

Guimarães, Agrupamento Gil Vicente, 24 de abril de 2020 

O presidente do Conselho Geral, 

Eduardo Meira Leite Guimarães

 


Informação

Atendendo às circunstâncias excecionais que vivemos devido à pandemia causada pelo vírus Covid -19 as aulas presenciais não foram retomadas durante o 3.º período. Assim, foi necessário implementar um plano de ensino à distância para dar continuidade ao processo de ensino/aprendizagem e de avaliação dos alunos, cumprindo com as orientações emanadas pelo Ministério da Educação relativamente a este assunto.

Nesse sentido, o Agrupamento terá a preocupação de continuar a prestar o seu serviço educativo à distância, de acordo com as condições inerentes à situação que vivemos de confinamento social e profissional e tendo em conta as dificuldades existentes, nomeadamente, a possível inexistência de equipamentos e ferramentas informáticas, internet, etc.

Este Plano de Ensino à Distância desenvolver-se-á, para todos os ciclos de estudo, através de sessões síncronas, complementadas com sessões assíncronas. A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, o Centro de Apoio à Aprendizagem, bem como os professores da Educação Especial continuarão a apoiar os alunos e as suas famílias no desenvolvimento das atividades à distância.

As sessões síncronas são desenvolvidas em tempo real permitindo aos alunos interagirem, via plataformas eletrónicas com os seus professores para fomentar a ligação à escola, participarem no desenvolvimento e consolidação de conteúdos, esclarecerem as suas dúvidas ou questões, apresentarem trabalhos, utilizando fóruns, ou eventualmente videoconferências. Estas sessões devem promover e incentivar o trabalho autónomo e a autorreflexão dos alunos, o estabelecimento de rotinas e o sentimento de pertença ao grupo/turma e à comunidade escolar.

As sessões assíncronas são desenvolvidas em tempo não real em que os alunos são orientados para o desenvolvimento de trabalho autónomo, usando os materiais disponibilizados pelos professores.

Para este efeito foram elaborados novos horários, para todas as turmas do agrupamento, onde se destacam as sessões síncronas entre o professor e a respetiva turma, o restante horário será de sessões assíncronas. Os horários serão comunicados aos alunos e respetivos encarregados de educação por email, pelo Diretor/Titular de turma.

Para complementar o ensino à distância por meios digitais, haverá módulos de ensino/aprendizagem através da televisão para os alunos do 1.º ao 9.º ano, utilizando o canal da RTP Memória, disponível na TDT, por cabo e por satélite. A emissão do #EstudoEmCasa, nome atribuído a este conjunto de conteúdos pedagógicos temáticos, teve início no dia 20 de abril.

Para as crianças da Educação Pré-Escolar a Programação do Zig Zag (RTP) foi adaptada, com uma grelha de programas para o efeito.

As educadoras continuarão a dar apoio aos encarregados de educação, propondo alguns trabalhos mais específicos e direcionados para cada grupo etário.

Haverá avaliação do 3.º Período, pelo que a todos os alunos será atribuída uma nota no final do ano letivo.

As classificações a atribuir a cada disciplina/ano têm por referência o conjunto de aprendizagens realizadas até final do ano letivo, incluindo o trabalho realizado ao longo do 3.º período, tendo em conta o pressuposto da avaliação continua. 

 

             EMAEI AE GIL VICENTE


 Cuidados alimentares e atividades para crianças em tempos de COVID-19

 (Para ver mais clique na imagem) 


 

COMUNICAÇÃO n.º 7

Exmos(as) Senhores(as) Encarregados(as) de Educação,

Como já é do vosso conhecimento, durante este período de suspensão de aulas presenciais, devido à pandemia do COVID-19, o Agrupamento de Escolas Gil Vicente reuniu todos os esforços para fazer chegar a informação a todos e permitir que os alunos fossem avaliados e que pudessem consultar as suas avaliações na plataforma GIAEonline.

Estamos a preparar o terceiro período com a definição do nosso Plano de Ensino à Distância (E@D) que será divulgado a toda a comunidade na próxima sexta-feira (dia 16 de abril).

Estamos convictos que estes tempos de mudança serão enfrentados pelos nossos profissionais como mais um desafio para o futuro do ensino. Reconhecemos, ainda, que esta mudança nos envolve a todos e contamos com o apoio incondicional dos pais e encarregados de educação em todo este processo.

Assim, deixamos quatro sugestões que vos poderão auxiliar na adaptação a esta nova realidade de ensino:

 

·         Esteja atento ao seu email/e email da turma (no caso da EB 2,3) e na classdojo (no caso do 1.º ciclo) onde irá receber as orientações a transmitir ao seu educando;

·         Defina o local de estudo, num ambiente tranquilo em que o seu educando possa estar concentrado na realização das suas tarefas;

·         Os professores irão definir uma agenda de trabalho semanal. Tente acompanhar as tarefas realizadas, sem esquecer que as crianças e jovens também devem ter tempo para desenvolverem outras atividades de caráter mais lúdico;

·         Mantenha-se em contacto regular com o diretor de turma/professor titular de turma/educador, para poder estar a par do progresso do seu educando

NOTA: As aulas, nesta semana, mantêm-se nos moldes do período anterior.

Contamos com todos para superarmos as dificuldades e vicissitudes desta situação.

A Subdiretora

Elisabete Dias


 

 

Avaliação do 2.º Período

Comunicamos a toda a comunidade educativa que as pautas de avaliação do 2.º período não serão afixadas nas escolas.

A partir de segunda feira (dia 06-04-2020) a avaliação dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos será colocada no Giae online, onde o Encarregado de Educação poderá ter acesso com a sua senha.

A avaliação dos alunos do 1.º ciclo será enviada por e-mail ao respetivo Encarregado de Educação.

Se tiver alguma dificuldade no acesso, através destas vias, deverá contactar o respetivo Diretor de Turma ou Titular de Turma (no caso do 1.º ciclo).

A subdiretora

Elisabete Dias


Comunicação n.º 1

Comunicamos a toda a comunidade educativa que, no âmbito dum conjunto de medidas devido à pandemia do Coronavírus o Governo decretou a suspensão de todas as atividades letivas e não letivas presenciais, a partir do dia 16 de março até 13 de abril.

Durante este período, os alunos não se deslocam para a escola, devendo ter uma atitude cívica exemplar, evitando o contacto social permanecendo, preferencialmente, nas suas casas evitando a deslocação a locais de concentração de pessoas.

Devem ainda manter-se atentos aos contactos a efetuar pelos seus professores, no que diz respeito ao trabalho escolar.

Apela-se ainda a que o tratamento de qualquer assunto de natureza administrativa considerado inadiável, seja precedido dum contacto (telefónico ou via email), por forma a reduzir o contacto presencial ao estritamente necessário.

A Subdiretora

Elisabete Dias


 

Provas do ensino básico – orientações para o processo de inscrições

Informam-se todos os alunos que o JNE publicou novas instruções para a inscrição nas provas 2020, pelo que os  devem proceder de acordo com as orientações constantes na Comunicação N.º 2/JNE/2020.

Esta inscrição para a 1.ª fase, nas provas finais e nas provas de equivalência à frequência para os alunos autopropostos, até 03 de abril que:

- estejam fora da escolaridade obrigatória e não se encontrem a frequentar qualquer escola;

- frequentem ou tenham concluído um CEF e que pretendam prosseguir estudos no ensino secundário, em cursos científico-humanísticos.

Os alunos que frequentam o 9.º ano não têm, neste momento, que fazer qualquer tipo de inscrição.

Para proceder à inscrição deve seguir os seguintes procedimentos:

1.     Aceder ao boletim de inscrição (modelo EMEC), em formato editável colocado na página da escola.

2.    Descarregar, preencher e enviar o boletim de inscrição devidamente preenchido para o seguinte correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

3.     No caso de já ter o documento em suporte de papel, deverá digitalizá-lo e enviar para o correio eletrónico indicado no ponto 2.

4.     A escola confirmará a receção dos correios eletrónicos enviados e entrará em contacto, pelo mesmo meio, caso necessário, com os alunos/encarregados de educação.

5.     As dúvidas que subsistirem devem ser colocadas, via telefone, aos serviços de administração escolar do agrupamento (secretaria).

Anexos:

INSCRIÇÃO NAS PROVAS DO ENSINO BÁSICO:

i.              Comunicação N.º 2/JNE/2020;

ii.             Boletim de inscrição nas provas do ensino básico (editável);

iii.            Instruções de preenchimento do Boletim;

iv.            Lista de códigos Provas Finais e Provas Equivalência à Frequência


Coronavírus: COVID-19

Publica-se o Plano de Contingência do Agrupamento  para prevenção e controlo da infeção pelo novo coronavírus (COVID-19) elaborado e atualizado de acordo com as orientações emanadas pelas entidades competentes.
 

Pede-se leitura atenta do mesmo, bem como a colaboração de todos no sentido do reforço das medidas de autoproteção da sua saúde e dos comportamentos que devemos evitar.

 

A Direção da Escola apela à serenidade, ao bom senso e ao sentido de responsabilidade de todos.
  
Plano de Contingência do Agrupamento de Escolas Gil Vicente 
 

Orçamento Participativo das Escolas

Apresentação das propostas

Proposta n.º 1 

Proposta n.º 2 

Proposta n.º 3 

Proposta n.º 4 

 


 PROCEDIMENTO CONCURSAL PRÉVIO À ELEIÇÃO DO(A) DIRETOR(A) DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GIL VICENTE- QUADRIÉNIO 2020/2024

1) AVISO/REGULAMENTO DO CONCURSO 

2) CRITÉRIOS DE APRECIAÇÃO DAS CANDIDATURAS 

3) LISTA DE CANDIDATOS ADMITIDOS A CONCURSO 

 


 

Por solicitação da Sra. diretora demissionária cumpre-me informar a comunidade educativa do seguinte:

1) O requerimento de cessação do mandato apresentado pela Sra. diretora do agrupamento foi deferido por despacho da Sra. Diretora - Geral da Administração Educacional;

2) O despacho, referido no ponto anterior, produz efeitos no dia 1 de fevereiro de 2020;

3) A notificação de deferimento do requerimento de cessação do mandato da diretora foi rececionada no agrupamento a 5 de fevereiro de 2020;

4) Nos termos do nº 9 do artº 25º do decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de abril, com a redação que lhe foi conferida pelo Decreto-lei nº 137/2012, de 2 de julho, a subdiretora e os adjuntos asseguram a administração e gestão da escola até à tomada de posse do novo diretor.

Decorrente do exposto nos pontos anteriores, cumpre ao Conselho Geral realizar o processo de recrutamento de um novo diretor, o qual deverá estar concluído num prazo máximo de 90 dias.

Com os melhores cumprimentos,

O presidente do Conselho Geral

Eduardo Meira Leite Guimarães


 LISTA A - CANDIDATOS A REPRESENTANTES DOS PAIS/ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO AO CONSELHO GERAL

Link

 

·        Ata dos resultados eleitorais da Assembleia de Pais   Link

·        Mesa eleitoral   Link

 


Eleição dos representantes dos pais e encarregados de educação ao Conselho Geral - biénio 2020/2021

 

·  Cronograma do processo eleitoral

·  Formulário de apresentação de listas


TESTEMUNHOS DE VIDA – UMA ANÁLISE REFLEXIVA 

                

 

 Comemoração do dia do Não Fumador

(torneio de tribola)

Participação dos alunos dos 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos 

Clique em cima da fotografia para ampliar 

        

            


 – NOVEMBRO 2019- CIÊNCIAS NATURAIS

DAC (Domínio de Autonomia Curricular) de Ciências Naturais - 8.ºano

Os recursos da Terra são finitos e, devido à sua excessiva exploração e grande quantidade de lixo produzida todos os dias no mundo, a reciclagem é uma atitude indispensável para a manutenção da saúde das pessoas e também do planeta TERRA, a nossa CASA. Assim, os alunos do 8.º ano vêm, por este meio, convidá-lo a participar, no dia 20 de novembro, pelas 16.30, na EB 2,3 Gil Vicente, numa ação de sensibilização e educação ambiental, orientada pela RESINORTE e integrada no DAC (Domínio de Autonomia Curricular) de Ciências Naturais, que, entre outros aspetos, tem como objetivos principais a sensibilização e o incentivo da população para a correta separação e valorização dos resíduos urbanos.

 

POR TI, POR MIM, PELO FUTURO, RECICLA!!!

 

Outras atividades a realizar na referida semana:

- Jogo didático (3R Twist) para alunos (2º e 3º ciclos)

- Nas aulas de Ciências Naturais:

PRODUÇÃO DE PAPEL RECICLADO – 5º e 7º anos.

PRODUÇÃO DE SABONETES ARTESANAIS – 6º ano

PRODUÇÃO DE SABÃO com OAU (óleos alimentares usados) - 8º e 9º anos.


 


 

 

Os Selos de Qualidade eTwinning são concedidos a alunos e professores com excelentes projetos eTwinning.

 Como este projeto atingiu um determinado padrão a nível nacional e europeu merece, por isso, ser partilhado por toda a comunidade educativa.

 


 

Lista Ordenada Final do concurso externo de professor(a) bibliotecário(a)

Ver   Link


Programa Erasmus

Viste o sítio: https://cercfms.wixsite.com/erasmuslideres


 

Aviso de Abertura de concurso externo de professor(a) bibliotecário(a) 2019/2020

Ver Link

http://www.rbe.mec.pt/np4/1554.html


 LIVRO DIGITAL

 

 

 DRAGÕES E FADAS

Trabalho realizado pelos alunos do 6.º ano

https://www.flipsnack.com/app/myflipbooks/details/fvk52kj1w/


 AVISO

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA 

Educação Tecnológica – 3.º Ciclo – Grupo 530 

LISTA FINAL ORDENADA  


REGULAMENTO MUNICIPAL EDUCAÇÃO

 

 


 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GIL VICENTE

 


 Matrículas do Pré-Escolar e 1.º ano do 1.º CEB

Informa-se toda a comunidade educativa que, de acordo com o Despacho Normativo n.º 6/2018, de 12 de abril, o período de matrículas para o ano letivo 2019/2020 decorre entre o dia 15 de abril e o dia 15 de junho.

 Matrículas Eletrónicas

 Devem ir à nova plataforma, disponibilizada para o efeito.

 

https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/pdm/#/portal/home

 Matrícula presencial (sede:EB,2,3 Gil Vicente-Urgezes)

Documentos necessários (Obrigatória a apresentação de originais):

• Cartão de Cidadão;

• Cartão de Seg. Social do Aluno;

• Cartão de Utente;

• B.I./ Cartão de Cidadão/Passaporte dos pais;

• Comprovativo de morada (recibo luz/ telefone/ água) ou declaração de entidade patronal (no caso de matrícula pela atividade profissional);

• Boletim de vacinas atualizado;

• Uma (1) fotografia tipo passe.

• No caso do Enc. de Educação diferente de pai/mãe (comprovativo do agregado familiar validado pela Autoridade Tributária).

Caso deseje beneficiar dos Serviços de Ação Social Escolar (SASE) deve ainda:

• Entregar declaração da Segurança Social com informação de escalão, com data atual.

Atividades de Animação e de Apoio à Família - AAAF  (Pré-Escolar) e Componente de Apoio à Família - CAF  (1.º CEB):

A inscrição nas AAAF  e CAF (Prolongamento de horário) e almoços  é feita no ato da inscrição.

A 1.ª frequência deve ter o seu início com as atividades escolares, em caso de necessidade em momento anterior, deve ser solicitada em pedido, devidamente justificado, dirigido à Diretora.

A inscrição na CAF (Prolongamento de horário) é da responsabilidade dos pais e deve ser efetuada no ato da matrícula.

 

Notas:

A matrícula presencial é efetuada na secretaria da escola sede deste Agrupamento, preferencialmente, entre as 10:00h e as 17:00h, de segunda a sexta-feira.

Informação complementar às matrículas

Para os 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade a renovação de matrícula é automática.

Para os 5.º e 7.º anos de escolaridade a matrícula não é automática.

Estabelecimentos de ensino para matrícula neste Agrupamento: 

 Pré-Escolar:

1.º Ciclo do Ensino Básico:

Centro Escolar de Urgezes

EB1/JI de Quinta do Vale-Polvoreira

EB1/JI da Valinha-Polvoreira

EB1/JI de Nespereira

EB,2,3 Gil Vicente (2.º e 3.º ciclo)

 Legislação em vigor:  Despacho Normativo n.º 6/2018 de 12 de abril.

 Perguntas Frequentes: (ver link) 



 

 

 

Regulamento               Orçamento Participativo 


         AVISO

 

No dia 7 de dezembro, pelas 18h:30min, realizar-se-á a tomada de posse da ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES, da Escola Básica 2, 3 Gil Vicente.


 


 




Convocatória das candidatas para entrevista de avaliação de competências

Ver  Link

 

Lista ordenada de candidatos após aplicação dos critérios de seleção

Ver  Link

 

Candidatos (não) admitidos ao concurso para a contratação de um técnico especializado para um Curso de Educação Formação

Ver  Link

   

Aviso de Abertura para a Contratação de um Licenciado em Engenharia Têxtil

  

Curso de Educação Formação - componente tecnológica de operador de tecelagem (M/F)

 

Ver  Link 


 14 de setembro (sexta feira)

09:30 h – Receção aos alunos do 2.º Ciclo na EB 2,3 Gil Vicente

14:30 h – Receção aos alunos do 3.º Ciclo/Cef na EB 2,3 Gil Vicente 

18:00 h – Receção aos Pais e Encarregados de Educação do Pré-Escolar/1.º Ciclo nas respetivas escolas

 

INÍCIO DAS ATIVIDADES LETIVAS - 17 de setembro (segunda feira)

 

 INFORMAÇÃO 

 

Informam-se todos os Encarregados de Educação que já se encontram emitidos os vouchers para empréstimo dos manuais escolares. Se não conseguir obter o voucher informaticamente pode passar pela secretaria onde lhe será fornecido em papel. 


 MANUAIS ESCOLARES

        

Todos os Encarregado de Educação que pretendam utilizar a plataforma MEGA- para empréstimo dos manuais escolares gratuitos, devem de imediato fornecer o seu NIF, email e nº de telemóvel, aos serviços da secretaria do Agrupamento, pois só depois deste passo, poderão ter acesso aos "vouchers" dos manuais. 

Saiba mais em: www.manuaisescolares.pt       

        Informamos toda a comunidade escolar de que se encontra publicado, neste sítio, o documento orientador para o uso da plataforma “MEGA – Manuais Escolares GrAtuitos”. 

Ver Link

  


   

INFORMAÇÃO

Informamos todos os pais e encarregados de educação de que a reunião de entrega da avaliação dos alunos realizar-se-á na próxima quinta feira, dia 26 de julho, pelas 18:30h, na escola EB 2,3 Gil Vicente.

INFORMAÇÃO

9.º ANO

Informamos os pais e encarregados de educação que foram afixadas, hoje, dia 13 de julho, as pautas de avaliação do 9.º ano.                       

                 

AVISO

O Agrupamento de Escolas Gil Vicente, Urgezes, informa que, no ano letivo 2018/2019, aderirá à Componente de Apoio à Família – 1º Ciclo (CAF - 1º ciclo) oferecida pelo Município de Guimarães. Esta componente funcionará das 7h30m às 9h e das 17h30m às 19h, incluindo ainda o funcionamento durante o mês de julho.

Os pais e encarregados de educação que tenham intenção de inscrever os seus educandos devem dirigir-se à secretaria do Agrupamento Gil Vicente até ao dia 16 de julho, impreterivelmente.

 

A frequência desta componente é facultativa, podendo os encarregados de educação optar pela oferta já existente (“Os Amigos de Urgezes”, Centro Social de Polvoreira ou qualquer outra Instituição).

   

AVALIAÇÃO INTERNA

9.º ANO 

Informamos todos os pais e encarregados de educação que se encontram afixadas, na EB 2, 3 Gil Vicente, as pautas da avaliação interna referentes ao 3.º período.

 


 

INFORMAÇÃO MATRÍCULAS

Informamos todos os pais e encarregados de educação que o portal das matrículas se encontra aberto até que o processo de matrículas e renovações de matrículas esteja concluído. 

www.portaldasescolas.pt

 

AVISO URGENTE

 As reuniões de Encarregados de Educação agendadas para o dia 26 de junho de 2018 não poderão realizar-se, devido a circunstâncias de caráter nacional do conhecimento de todos. 

Oportunamente serão publicadas nesta página as novas datas. 

 


APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

   

Com o objetivo de envolver a comunidade educativa, em particular as escolas (através dos órgãos de coordenação e supervisão pedagógica e orientação educativa) e os seus docentes no processo de definição das Aprendizagens Essenciais, promove-se a consulta pública dos documentos.

Ver > "Perfil de saída dos alunos à saída da escolaridade obrigatória."

Link > http://www.dge.mec.pt/noticias/consulta-publica-aprendizagens-essenciais


 

  

Matrículas para o ano letivo 2018/2019

Pré-Escolar e 1º ano

Caro Encarregado de Educação, se está a pensar iniciar o ciclo de vida escolar do seu educando no nosso Agrupamento, informamos que estão abertas as inscrições.

Queremos que saiba que o nosso Agrupamento tem 4 unidades escolares (Centro Escolar de Urgezes, Escola JI/1.º Ciclo de Quinta do Vale / Polvoreira, Escola JI/1.º Ciclo de Valinha e Escola JI/1.º Ciclo de Nespereira) onde o seu educando poderá iniciar a sua "vida escolar" em convivência com inúmeras outras crianças.

Aviso - Matrículas do Pré-Escolar              Ver > Link

Aviso - Matrículas do 1.º Ciclo                   Ver  > Link

  


 

 

 


 

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS 

(Alunos que frequentam o 9.º ano)

 

LINK  www.opescolas.pt

 


 Projeto eTwinning 

 

O eTwinning é a maior comunidade de escolas da Europa, contando com mais de 333.000 professores inscritos. Este projeto tem como principal objetivo a criação de redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, com recurso às TIC, de forma a desenvolver o espírito de cidadania europeia. 

A nossa escola participa neste projeto no âmbito da disciplina de tutoria.

 


 Projeto "Ligações Intergeracionais" 

 

Estado da educação 20


16

 

 

 

 


Centro Qualifica

Tem mais de 18 anos?

 

 

Quer obter o 4º, 6º, 9º ou o 12 º ano de escolaridade?

Inscreva- se no Centro Qualifica da AEP que tem um polo nesta escola.

A inscrição pode realizar-se através do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou na secretaria desta escola.

Informe-se de como pode obter a sua certificação escolar.

Ver > Link 


Ver > Link 


Guimarães Jazz

Estando novamente a decorrer o grande evento Guimarães Jazz que este ano se realiza de 08 a 18 de novembro, evento esse, com maior renome na vida cultural de Guimarães, o Serviço Educativo da Câmara Municipal de Guimarães, proporcionou uma animação de jazz na EB,2,3 Gil Vicente no dia 8 de novembro.


 

  Ver > Link

 


 

Resultados eleitorais dos representantes dos docentes e não docentes. 

Edital dos resultados eleitorais dos docentes Ver > Link

Edital dos resultados eleitorais dos não docentes Ver > Link 

 


 

Dia 13 de outubro de 2017 (6.ª feira) às 18:30 H

 


 

Processo Eleitoral para o Conselho Geral (quadriénio 2017/2021

De acordo com a calendarização estabelecida no arto 7.1, em anexo: publicitação das listas candidatas  

      • pessoal docente                 Ver > Link

      • pessoal não docente          Ver > Link


 Concurso para a Contratação de um Psicólogo (M/F) para o Ano Letivo 2017/2018

 

Lista ordenada final dos candidatos ao concurso de um psicólogo Ver > Link  

 


 

 

  


Processo Eleitoral para o Conselho Geral (quadriénio 2017/2021)   

Regulamento Eleitoral para o Conselho Geral     Ver > Link 

Modelos de impressos para as listas candidatas ao Conselho Geral: 

  • pessoal não docente à eleção do Conselho Geral      Pdf     Word
  • pessoal docente à eleição do Conselho Geral     Pdf     Word
  • pais e encarregados de educação à eleição do Conselho Geral      Pdf     Word
  • caderno eleitoral dos Pais e Encarregado de Educação à eleição do Conselho Geral   Link 

 

Concurso para a Contratação de um Psicólogo (M/F) para o Ano Letivo 2017/2018

Lista de candidatos a entrevista Ver > Link 

Lista ordenada  - n.º de anos de experiência profissional e avaliação do portfólio Ver > Link

Lista de candidatos admitidos a concurso Ver > Link

Lista de candidatos não admitidos a concurso Ver > Link 

Aviso de abertura de Concurso para Contratação de um Licenciado em Psicologia (M/F) Ver >  Link 


Informação à Comunidade Abertura do Ano Escolar 2017/2018 

 

Informa-se, sobre o ano letivo 2017/2018, o seguinte: 

5 DE SETEMBRO - 3.ª FEIRA - 18:30H  Reunião geral de pais e encarregados de educação/associação de pais, na EB 2,3 Gil Vicente 

  Receção aos alunos dia 12 de setembro de 2017

·         1.º ciclo – 09:00 h /18:30 h (CEU)

·         2.º ciclo – 09:00 h

·         3.º ciclo – 14:30 h

 Início das atividades letivas (aulas)

 Dia 13/09/2017 - nos respetivos estabelecimentos de ensino


  Sessão solene da tomada de posse da Diretora

 Informação/Convite

Toma posse no dia 8 de setembro de 2017, pelas 18:00h, a Diretora do Agrupamento de Escolas Gil Vicente. Dr.ª Maria Isabel Ferreira Leal Zamith de Passos, cerimónia presidida pelo Presidente do Conselho Geral desta instituição, Dr.º António José Afonso Lourenço. Convido para a Sessão Solene da Tomada de Posse, todos os professores, assistentes técnicos e operacionais, alunos, encarregados de educação, associações de pais e destacadas personalidades da Câmara Municipal de Guimarães, Junta de Freguesia de Urgezes, Polvoreira e Nespereira, bem como os respetivos Párocos destas freguesias. 

                                                     O Presidente do Conselho Geral

                                                               António Lourenço 


 

Boas férias

  


 

 

 


Adoção dos Manuais Escolares 1.º, 2.º e 3.º Ciclos para o ano letivo 2017/2018

Ver Link  


Resultado da Eleição do Diretor/a do Agrupamento

Nos termos do disposto no ponto 4 do artigo 23º do Decreto-Lei 75/2008 de 22 de abril, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º137/2012, de 2 de Julho, o Conselho Geral reunido a 06 de julho de 2017, elegeu como Diretor do Agrupamento de Escolas Gil Vicente, a candidata Maria Isabel Leal Zamith de Passos.

O Presidente do Conselho Geral

António José Afonso Lourenço

Resultados da eleição: Ver >   Link


Procedimento Concursal Prévio à Eleição do/a Diretor/a 

Prorrogação do prazo de candidatura  Ver Link    


 

LIGAÇÕES INTERGERACIONAIS  

VIVER MELHOR COM AS TECNOLOGIAS

 

Projeto de Orçamento Participativo de Escolas 2017 Aprovado pela Câmara Municipal de Guimarães 

A cerimónia da entrega do material pela Senhora Vereadora da Cultura realizar-se-à no dia 14 de junho de 2017 às 10:30 min. na Biblioteca Escolar

 

Apresentação OP 2017     Normas participação OP 2017     Registo de proposta OP 2017     Desdobrável OP 2017


 Procedimento Concursal Prévio à Eleição do/a Diretor/a

Publica-se a lista de candidatos admitidos ao procedimento concursal prévio à eleição do diretor, nos termos do Decreto-Lei n.º 75/2008, com redação dada pelo Decreto-Lei nº 137/2012.

O Presidente do Conselho Geral

António José Afonso Lourenço

Candidatos admitidos  Ver >  Link   

 


POESIA DA CORTIÇA

O aluno, Alexandre Pinheiro, do 5º A, da nossa escola, ficou em 1º lugar, no grupo do 2º e 3º ciclos, no concurso "A Poesia da Cortiça", promovida pela Green Cork, da Quercus. Parabéns ao Alexandre e a todos aqueles que contribuíram para este sucesso. 


   

Despacho normativo n.º 1- B/2017

Informam-se todos os encarregados de educação das crianças que irão frequentar o ensino pré-escolar e o 1.º ano do ensino básico pela primeira vez, que as matrículas decorrem até 15 de junho de 2017


 

Aviso de abertura de procedimento concursal prévio à eleição do Diretor (M/F)

 

 

Encontra-se aberto o procedimento concursal prévio à eleição do diretor, nos termos do Decreto-Lei n.º 75/2008, com redação dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, tendo o respetivo aviso sido publicado em Diário de República, 2.ª Série no dia 07/04/2017, com o número 3691/2017.

  Aviso de abertura     Métodos de seleção     Regulamento  

Cronograma       Aviso/Cronograma        Requerimento

Lista Graduada Provisória para Diretor(a) do CFMS  

 


 

Parecer do Conselho de Escolas nº 01/2017

Perfil de Saída do Aluno no Final da Escolaridade Obrigatória